Estação ecológica da Ilha do Mel

Patrimônio Ecológico não apenas da população paranaense, mas de toda a humanidade, a Ilha do Mel tem 95% de sua área composta por Ecossistemas Costeiros, apresentando mangues, restinga associado com Floresta Atlântica, o que a elevou à categoria de Estação Ecológica em 1982.  

 Região:  Sul 

Estado: Paraná

Município: Paranaguá

Bioma: Floresta Atlântica e Ecossistemas Costeiros

Área: 2.241 ha

Criação: Decreto 5454 (21/09/1982)

Unidade de proteção integral

 O Parque Estadual da Ilha do Mel está localizado no litoral sul do Estado do Paraná, na entrada da Baía de Paranaguá, pertencendo a esse município. Inserido na Ilha do Mel (área aproximada de 2.760 hectares) compõe juntamente com a Estação Ecológica (ESEC) da Ilha do Mel, uma área de proteção de feições singulares do litoral paranaense.

Em março de 2002 foi criado o Parque Estadual da Ilha do Mel com uma área de 337,84 hectares. Seus principais atrativos são o Farol das Conchas, a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres e a Gruta das Encantadas.

Dos seus 2.760 ha,apenas 200 têm permissão de uso - o restante é reserva ecológica (tombada pelo Patrimônio Histórico em 1975, é administrada pelo Instituto Ambiental do Paraná desde 1982). O turista dispõe de pousadas e  restaurantes. A ilha tem cinco vilarejos: Fortaleza, Nova Brasília ou Brasília, Farol, Praia Grande e Encantadas.

Não há ruas ou estradas, só trilhas. A implantação de geradores de energia elétrica, em 1988, deu início a atitudes que hoje se transformaram em preocupação pela preservação da ilha e sua principal atração: a natureza.

Aspectos naturais

O Parque Estadual protege cerca de 12% da Ilha do Mel, onde estão importantes remanescentes do Bioma Mata Atlântica e ecossistemas do Bioma Mata Atlântica e ecossistemas associados.

Em seu ecossistema destaca-se a presença de ambientes naturais de praia, costões rochosos, áreas de influência marinha, de importantes remanescentes da Floresta Ombrófila Densa Submontana e de Terras Baixas associadas à Floresta de Restinga, dos sítios arqueológicos, em especial os sambaquis e a rica fauna, proporcionando a proteção integral da diversidade biológica.

Relevo e clima

Há cem mil anos, o nível do mar estava aproximadamente a 120 metros acima do atual. Nesta época, os morros da Ilha formavam um arquipélago. De lá para cá, o mar recuou e avançou várias vezes. Essa sucessão de eventos formou a Ilha do Mel como é vista hoje, com formação de terraços, cordões litorâneos e dunas. A areia marrom que se observa nas praias do Farol e de Nova Brasília tem cinco mil anos e sua coloração deve-se à presença de matéria orgânica. O ponto mais alto da Ilha do Mel localiza-se no Morro do Miguel (Morro Bento Alves), com 151 metros.

O clima é de transição entre o tropical e o subtropical, super-úmido, sem estação seca e sem ocorrência de geadas. - Temperatura média: máxima 31º mínima 13º - Temperatura média da água: verão 21º inverno 17º - Dias de sol/ano (média): máximo 166 mínimo 133 - Chuvas (média em mm/ano): máximo 3250 mínimo 1750

Fauna e flora

No Parque estão registrados 122 espécies de mamíferos, representando 66% da diversidade do Estado do Paraná, como tatus, cachorro do mato, quati, mão-pelada, caleto, veado, capivara, cutias e outros. Ali também vivem cerca de 177 espécies de aves.

A flora do Parque é composta por 460 espécies, com destaque para o palmiteiro, caxeta, guanandi, além de bromélias e orquídeas. Destaca-se ainda a fragilidade da vegetação, como as dunas e os manguezais.

 

Faça já sua reserva na Pousada Brasil Tropical  Reservas Online